As parcerias entre as entidades evitam alguns transtornos para as instituições, como reclamações ea correição
O Processo Judicial Eletrônico (PJe - JT), a construção da nova sede do TRT-BA e a segurança dos usuários da Justiça do Trabalho baiana foram alguns dos assuntos discutidos na reunião (foto) ocorrida na manhã desta quarta-feira (6), no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com os novos dirigentes da Associação Baiana de Advogados (Abat), a presidente e o corregedor do TRT5, desembargadora Vânia Chaves e Valtércio Oliveira, respectivamente.
 
'Viemos reforçar a parceria existente entre advogados e o TRT-BA, o que tem sido muito proveitoso para ambos os lados', afirmou o novo presidente da Abat, Eliel Teixeira, citando como exemplos a disponibilidade dos magistrados em receber os advogados, a participação em comissões do TRT e os treinamentos oferecidos para uso do processo eletrônico.
 
Eliel Teixeira também ressaltou a satisfação em atuar em um tribunal que ficou em primeiro lugar no ranking do Conselho Nacional de Justiça em Gestão Estratégica entre todos os TRTs.
 
A presidente afirmou que as parcerias entre as entidades evitam alguns transtornos para as instituições, como reclamações, ou mesmo a atuação da Corregedoria: 'Temos feito um trabalho de aproximação desde a Corregedoria, sanando algumas questões antes que se tornem um problema, pois no momento em que toda a equipe vê de perto a situação das varas, não apenas a processual, fazemos levantamentos de todas os pontos que precisam ser solucionados, e a partir daí outras áreas entram em ação', afirmou a presidente.
 
Em maio deste ano todas as Varas do Trabalho de Salvador terão implantado o Processo Judicial Eletrônico, em grupos de 13, até completarem as 39 varas da Capital. Os treinamentos para os advogados serão iniciados em maio, além da simulação de uso do sistema, e haverá um espaço próprio para os advogados no fórum. Também será mantido um membro representativo da categoria junto ao Comitê do PJe, formado por magistrados e servidores, e também na comissão de acompanhamento das obras da nova sede do TRT, no Centro Administrativo da Bahia.
 
Para finalizar, a presidente Vânia Chaves falou da preocupação da administração com a segurança dos usuários do tribunal, principalmente no fórum, onde a circulação diária chega a quase 10 mil pessoas: 'Vamos instalar detectores de metais e aparelhos de Raio X, assim, como ocorre em outras instituições, como forma de garantir essa segurança', concluiu.