Magistrados, servidores, advogados e procuradores do Trabalho se reuniram na sede do TRTRJ, para avaliar os 1º dias de implantação do PJe-JT nas Varas do Trabalho da capital

Magistrados, servidores, advogados e procuradores do Trabalho se reuniram durante toda a manhã desta quinta-feira (7/2), no Salão Nobre do Prédio-Sede do TRT/RJ, para avaliar os primeiros dias de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) nas Varas do Trabalho da capital. O novo sistema foi inaugurado em 12 unidades judiciárias (71ª a 82ªVT) no dia 29 de janeiro.

Desde o dia seguinte à instalação até a quarta-feira (6/2), as 12 VTs do Rio de Janeiro receberam um total de 689 processos eletrônicos. "A mudança do processo judicial em papel para o eletrônico é uma realidade irreversível. Há que se ter paciência com a chegada da modernidade. Estamos todos aprendendo juntos com os ajustes que o novo sistema apresenta", explicou o desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT.

 

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT/RJ), Teresa Cristina D'Almeida Basteiro, agradeceu o apoio que vem recebendo dos servidores do Tribunal, responsáveis pela aplicação e manutenção do PJe-JT no RJ. De acordo com a procuradora-chefe, todos do MPT/RJ estão empenhados em praticar corretamente os atos através da nova ferramenta, mas ainda necessitam de um suporte. Para isso, solicitou ao Comitê Gestor Regional do PJe-JT mais dois dias de capacitação e treinamento, além de uma reunião com as equipes da área de negócios e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/RJ. De acordo com Teresa Basteiro, o encontro servirá para realizar alguns "ajustes finos" no sistema. Os membros do Comitê, presentes à reunião, se comprometeram a estudar a solicitação.

Alguns diretores de Secretarias de Varas do Trabalho sugeriram modificações no sistema eletrônico, de modo a atender às características específicas dos processos que ingressam na 1ª Região. Lorena Barroso, diretora da 48ª VT/RJ e integrante do Comitê Gestor Regional, afirmou que a criação de modelos de documentos expedidos em cada processo vai facilitar muito o trabalho das Secretarias. E como exemplo citou a padronização de notificações, ofícios e mandados. "O PJe-JT não tem padrão para nenhuma dessas ações. A Vara-piloto de Três Rios criou cerca de 80 modelos, que atendem bem às necessidades da VT. A partir desses documentos, o Comitê Gestor Regional do PJe-JT poderia fazer uma comparação com os já existentes no Sapweb - sistema que ainda é usado no TRT/RJ para o registro e andamento dos processos físicos - para, a partir daí, criar a padronização", explicou a servidora.

NOVIDADE PARA O ADVOGADO! SITE DO TRT/RJ REÚNE NUM SÓ LUGAR TUDO SOBRE O PJe-JT

 

Para facilitar a consulta do usuário externo a todo o conteúdo existente sobre o Processo Judicial Eletrônico, uma equipe multidisciplinar do TRT/RJ criou uma PÁGINA no site do Tribunal, organizada por tópicos, contendo informações necessárias para ajudar os operadores do Direito a usarem a ferramenta no dia a dia. 

 

O conteúdo está disponível através de um botão, ilustrado com o símbolo do PJe-JT, localizado na coluna esquerda do Portal do Tribunal. Com apenas um clique, o advogado terá acesso aos assuntos mais importantes do momento. Para saber os detalhes, leia:

 

NOVO BOTÃO NO SITE DO TRT/RJ UNIFICA INFORMAÇÕES SOBRE O PJe-JT