O presidente do CNJ e do STF preside, hoje dia 1º/2, a sessão solene de abertura do ano judiciário. A cerimônia marca o início dos julgamentos em 2013

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) preside, nesta sexta-feira (1º/2), às 10h, a sessão solene de abertura do ano judiciário. A cerimônia, que marca o início dos julgamentos em 2013, será realizada no plenário do STF e contará com a presença de conselheiros do CNJ e representantes dos três poderes da república.

 
A abertura do ano judiciário será transmitida pela TV Justiça (www.tvjustica.jus.br) e pela Rádio Justiça (104.7 MHz, no Distrito Federal, ou www.radiojustica.jus.br).
 
A primeira sessão ordinária do CNJ será realizada na próxima terça-feira (5/1), a partir das 9h, no plenário no órgão em Brasília/DF. Ao todo, 78 processos estão pautados. Na última terça-feira (29/1), o CNJ realizou uma sessão extraordinária, em que foi aprovado o relatório de atividades 2012, a ser entregue ao Congresso Nacional, conforme prevê o inciso VII do artigo 103-B da Constituição Federal.
 
Imprensa - Para cobrir a cerimônia desta sexta-feira (1º/2), não é necessário credenciamento prévio. Entretanto, os profissionais devem observar os trajes para acesso ao plenário: paletó e gravata para homens; terninho ou tailleur para mulheres. Os assentos disponíveis para o público são ocupados por ordem de chegada.
 
Pronunciamentos - Os discursos de abertura do ano judiciário serão proferidos pelos presidentes do STF, da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, ou seus representantes.