Segundo Dalazen, a Justiça do Trabalho goiana propicia um avanço “notável” no exercício pleno de cidadania e com um atendimento “rápido, acessível, barato e desburocratizado”

“A 18ª Região presta um relevante serviço público de distribuição da Justiça”, disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, durante a solenidade de inauguração das cinco novas varas do trabalho de Goiânia. A cerimônia de instalação das unidades foi realizada no hall do 4º andar do Fórum Trabalhista e também contou com a presença da ministra Delaíde Arantes e diversas autoridades.

Segundo Dalazen, ao instalar as novas VTs, a Justiça do Trabalho goiana propicia um avanço “notável” no exercício pleno de cidadania e com um atendimento “rápido, acessível, barato e desburocratizado”. Ele destacou o crescimento de Goiânia e do agronegócio, atraindo importantes indústrias para o Estado e “alargando o universo das relações do trabalho”, o que por si justifica a instalação de unidades judiciais na Capital.

As novas varas do trabalho já entraram em funcionamento utilizando o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) que é para o ministro outro importante motivo para festejar. Ele ressaltou o ganho de produtividade e eficiência do sistema que também ajudará na construção de um mundo ecologicamente equilibrado com a redução do consumo de papel, água e energia. “Esse sistema vem para racionalizar e simplificar o processo judicial e as rotinas de trabalho, além de promover a integração com os outros órgãos do Judiciário”, frisou o presidente do TST.

 

A expectativa é de que todas as 18 varas do trabalho da Capital operem no PJe até 22 de fevereiro. No interior, 11 VTs já utilizam o sistema. O presidente do TRT, desembargador Mário Bottazzo, agradeceu especialmente o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), na pessoa do ministro João Oreste Dalazen, pelo apoio que tem dado à 18ª Região. “Nada do que foi feito nesses dois anos seria possível sem a atenção que tivemos”, ressaltou o presidente. O desembargador acrescentou que o apoio recebido se deveu ao reconhecimento do trabalho feito pela 18ª Região e a seriedade e o comprometimento de todos os magistrados e servidores. “As gerações que nos sucederem vão olhar para traz e falar da coragem que tivemos”, disse o presidente se referindo à revolução implementada pela Justiça do Trabalho que entrou definitivamente para a era digital.

Também discursaram durante a solenidade o presidente da Amatra18, juiz Platon Teixeira Neto, e o advogado João Negrão de Andrade Filho, representando a OAB-Goiás. Para o juiz Platon Neto, o TRT se consagra como um Tribunal de médio porte com a instalação das 12 novas varas do trabalho, no interior e na capital. “O melhor Tribunal trabalhista do país cresce e poderá ser ainda mais eficiente para o jurisdicionado”, frisou.

Já o advogado João Negrão afirma que o sistema PJe é um marco que define a era digital na Justiça do Trabalho. “A OAB apoiará o TRT para fazer com que a mudança seja mais tranquila”, disse.

As novas unidades instaladas em Goiânia terão como titulares os seguintes magistrados: Antônia Helena Gomes Borges Taveira, da 14ª Vara do Trabalho de Goiânia, Eugênio José Cesário Rosa, da 16ª VT, Marcelo Nogueira Pedra, da 15ª VT, Marilda Jungmann Gonçalves Daher, da 18ª VT e Silene Aparecida Coelho, da 17ª VT.