O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás inicia na segunda-feira (21/1) o treinamento da 3ª turma do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT); iniciativa faz parte do processo de capacitação dos servidores

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18 - Goiás) inicia nesta segunda-feira (21/1) o treinamento da 3ª turma do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). A iniciativa faz parte do processo de capacitação dos servidores. Na sexta-feira (18/1), foi concluída a etapa de preparação de 30 funcionários que atuarão nas varas de Goiânia. O curso, que é uma promoção conjunta da Escola Judicial e da Secretaria de Coordenação Judiciária, por meio do Grupo de Apoio Judiciário (GAJ), contou com uma carga horária de 30 horas.


Muitos dos que receberam o treinamento para uso do Pje-JT ficaram satisfeitos. "Cheguei aqui muito preocupado e depois de cinco dias todas as minhas dúvidas foram tiradas", relatou o servidor Fábio Gama, que será o novo diretor da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia. Chamou ainda sua atenção o preparo e o esforço do pessoal do GAJ para ministrar as aulas.

Evolução - O Processo Judicial Eletrônico foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011 pelo ministro Cezar Peluso, então presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e vem sendo desenvolvido a partir da experiência e colaboração de diversos tribunais brasileiros. Na justiça do trabalho, o PJe-JT foi lançado pelo ministro João Oreste Dalazen e implantado a partir de dezembro de 2011.

Coube ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizar a adequação do sistema. A utilização do PJe-JT possibilita nova forma de atuação e de distribuição de atribuições nas unidades judiciárias, principalmente nas varas do trabalho, o que pode demandar mudanças nos procedimentos anteriormente adotados.

O planejamento das ações de capacitação para o PJe-JT é parte do "Plano de expansão do Processo Judicial na Justiça do Trabalho", coordenado pelo CSJT.