Não é de hoje que o povo colombiano e os direitos dos trabalhadores vem sendo atacados pelo governo autoritário da Colômbia, há 3 anos no poder.

Não é de hoje que o povo colombiano e os direitos dos trabalhadores vem sendo atacados pelo governo autoritário da Colômbia, há 3 anos no poder.

A Abrat repudia veementemente atos praticados pelo governo de Ivan Duque que, além de apresentar ao parlamento colombiano uma proposta de reforma tributária que visa arrecadar 26 bilhões de pesos (aumentando o imposto sobre o valor agregado dos alimentos básicos – IVA – e majorando a alíquota do imposto sobre o salário dos trabalhadores), agora também decidiu atacar violentamente o povo que foi para as ruas exercer o legítimo direito de manifestação.

No último dia 28 de abril, por ocasião da chamada Greve Nacional, com protestos em diversas cidades do país, a resposta do governo se deu por meio de violenta repressão: mais de 400 pessoas presas, 150 feridas por armas de agentes de segurança do Estado e, ainda, cerca de 35 mortos.

Perseguir manifestantes e usar do aparato estatal para reprimir, inclusive com uso de metralhadoras, representa grave violação aos Direitos Humanos.

Desde que o atual presidente Ivan Duque assumiu, mais de 1.000 colombianos que usaram do seu direito de manifestação foram assassinados.

Há uma grave impunidade em relação aos constantes ataques violentos, aos massacres e aos abusos policiais, e o aprofundamento desse tipo de prática têm ocorrido justamente no mesmo momento em que investigações desses crimes estão sendo realizadas no Ministério Público.

Os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e o próprio Estado Democrático de Direito estão sendo atacados na Colômbia.

Repudiamos os crimes cometidos pelos agentes do Estado colombiano, somos contra os ataques à dignidade dos trabalhadores com a proposta de reforma tributária do governo atual da Colômbia e exigimos a imediata liberdade de todas as pessoas que foram presas no país em razão da repressão violenta.

Lembramos que a Constituição brasileira prevê a busca da integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Pelo respeito à toda classe trabalhadora! A democracia deve prevalecer! 

Lutar por direitos também é um direito!