Em meio à expansão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho no país e no TRT da 2ª Região, voltou à tona a importância da utilização do peticionamento eletrônico.

Em meio à expansão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no país e no TRT da 2ª Região, voltou à tona a importância da utilização do peticionamento eletrônico (Precad, Sisdoc e e-DOC2) para acompanhar essa transformação por que passa a Justiça.

 

Mas atenção: embora se trate de dois sistemas diferentes (saiba mais), ambos têm algo significativo em comum: o uso inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível, econômica, eficiente e moderna.

 

Para acompanhar essa grande mudança, o TRT-2 iniciou uma campanha de incentivo à utilização do peticionamento eletrônico, cujo sistema – embora esteja disponível há alguns anos – ainda é pouco utilizado (Levantamentos informais realizados nas secretarias da varas trabalhistas da capital paulista demonstram que apenas 20% a 30% das petições são recebidas por meio eletrônico.)

 

Um esforço conjunto envolvendo o Grupo dos Diretores de Secretaria do TRT-2 (idealizador da campanha), com apoio da Secretaria de Comunicação Social, e com atenção especial da Presidência, Corregedoria, dentre outros setores, possibilitou a criação da campanha, que incentiva a utilização do peticionamento eletrônico mostrando as diversas vantagens para que as partes do processo, advogados, magistrados e servidores possam usufruir de uma Justiça do Trabalho mais célere, eficiente e atenta ao avanço da digitalização dos processos.

 

Além de uma série de notícias e de e-mails marketing (aos advogados), fazem parte da campanha seis cartazes que serão afixados, a partir desta segunda-feira (03), em toda 2ª Região (capital, os outros municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista), nos balcões das varas e secretarias, nos serviços de distribuição e nos protocolos. Estão previstos, ainda, alguns vídeos sobre o assunto a partir do início do ano que vem. Confira aqui o primeiro cartaz da campanha.

 

 
Peticionamento eletrônico na prática

 

 
Evitar filas e contribuir para acelerar o trâmite processual: as formas de peticionamento eletrônico disponibilizadas pelo TRT-2 oferecem opções de envio com segurança e rapidez tanto para a primeira (varas do trabalho) como para a segunda instância (Tribunal).